BREVE HISTORIA

O Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém é uma associação desportiva, sem fins lucrativos de apoio à comunidade, fundada em 1991, com sede na “Casa da Portagem”, sita na localidade de Ribeira de Santarém, freguesia de Santa Iria e concelho de Santarém.

A associação tem como objectivo primordial dar resposta às necessidades lúdicas e ocupacionais dos jovens da Ribeira de Santarém e concelho de Santarém, através da prática desportiva.

A sua actividade principal é a canoagem, desenvolvida nas vertentes de lazer e de competição.

A tradição e popularidade da associação tem vindo a aumentar e o Clube orgulha-se de já ter arrecadado vários títulos a nível regional e nacional, obtidos por jovens atletas. Contando, actualmente, com os títulos de Campeões Regionais de Maratona e Campeões Regionais de Velocidade.

Em 2001 por questões de segurança e salubridade da “Casa da Portagem”, o Clube de Canoagem Scalabitano, viu-se obrigado a limitar a sua oferta para a população. Em 2004 conseguiu, temporariamente, um espaço no Teatro Clube Ribeirense, tendo aí permanecido até meados de 2007. Actualmente o Clube divide os seus recursos entre uma casa disponibilizada pela Junta de Freguesia da Ribeira de Santarém, onde funciona a sede e ginásio de atletas, e uma garagem dos serviços de higiene e limpeza municipais, onde guarda o material e equipamento desportivo.

Apesar das dificuldades o Clube continua a receber o encorajamento das entidades, da população jovem e dos sócios, para continuar a dinamizar as suas actividades e cumprir com o seu objectivo principal – Apoiar os jovens em prol de uma vida saudável.

O desportivismo e a paixão pela canoagem não se extinguiram levando, agora, a que alguns membros se empenhassem no desenvolvimento das actividades e consegue manter alguns jovens na prática do desporto e atletas em competições regionais e nacionais.

A direcção do Clube de Canoagem Scalabitano ostenta o sonho de ir para além do conseguido até agora, nomeadamente que os atletas continuem a levar o bom nome do clube e da cidade, a nível regional e nacional, que os jovens da comunidade local possam usufruir de uma actividade desportiva em contacto com a natureza, o rio, atrair a população para novos estilos de vida e que esta se mobilize e desfrute da zona ribeirinha, ao encontro de uma vida saudável.

 

Actividades desenvolvidas:

  • Interacção com a comunidade desportiva:
    • Representação do Clube em eventos desportivos, nomeadamente campeonatos nacionais organizados pela Federação Portuguesa de Canoagem;
    • Representação do Clube em eventos desportivos, nomeadamente campeonatos regionais organizados pela Associação de Canoagem do distrito de Santarém;
    • Organização de uma prova regional, anualmente;
  • Interacção com a comunidade local:
    • Participação na organização das Festas de Stª Iria da Ribeira de Santarém;
    • Participação em feiras e eventos promovidos por entidades e instituições;
  • Interacção com a comunidade escolar:
    • Promover, dinamizar e apoiar as actividades de desporto escolar;
  • Promover o Turismo local:
    • Organizar e desenvolver actividades de canoagem no rio Tejo, para a população geral ou grupos específicos;
    • Promover e apoiar actividades de lazer dirigidas a grupos específicos;

Recursos humanos:

O Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém é composto por uma Assembleia-geral, uma Direcção e um Conselho Fiscal.

O Clube tem, actualmente, 150 sócios inscritos e conta ainda com a colaboração de 1 Treinador de Canoagem, 3 Monitores e 4 Atletas, entre outros.

O apoio dado pelos seus elementos e colaboradores é em regime de voluntariado e sem qualquer gratificação.

 

Infra-estruturas:

O Clube de Canoagem Scalabitano não tem instalações próprias. A casa disponibilizada pela Junta de Freguesia tem cerca de 40 m2, distribuídos por um hall, um gabinete interior e uma instalação sanitária. A garagem dos SHL onde guarda o seu material e equipamento desportivo é composta por um piso intermédio, uma instalação sanitária e um balneário.

As instalações cedidas pelas entidades necessitam de obras de conservação.

Recursos materiais:

O Clube detém algum material e equipamento desportivo, contudo o seu estado encontra-se a caminho do obsoleto, o que limita, ainda mais, o clube na organização e no desenvolvimento das suas actividades.

Recursos financeiros:

O Clube assegura a sua subsistência através da quotização de sócios, subsídios e outras formas de apoio permitidas por lei.

 

 

Encarando a actual situação do Clube de Canoagem Scalabitano considera-se indispensável o reforço dos apoios concedidos e/ou o recurso a novas formas de apoio, para que este possa criar/renovar as condições físicas e desportivas, imprescindíveis à subsistência do Clube e concretização do seu objectivo.

 

Esperamos que continuem a acreditar no Clube, na sua idealidade desportiva e nos jovens escalabitanos.

 

Atenciosamente,

Pedro Cordeiro, Presidente da Direcção do Clube de Canoagem Scalabitano

 

Santarém, 27 de Março de 2009